sábado, 18 de agosto de 2007

Críticos de música

Bom, como fui convidado pela Sra. Eno a contribuir e como ando meio sem tempo, decidi colar este texto abaixo de um blog que eu tinha. Faz um tempão que escrevi este texto, mas acho que ainda está valendo, hehe. Abraços.

Hoje vou aproveitar para falar sobre críticos de música. Isso mesmo, aquele cara que dá uma estrelinha para um CD que você adorou ou quatro estrelinhas para aquele CD que você nem teve coragem de ouvir inteiro. Eu sempre quis saber como uma pessoa se torna crítico de música. Será que ela estudou jornalismo ou música? Ou será que ela é um ouvinte fanático de música, tipo do filme "Alta Fidelidade"? Ou ainda, elas queriam fazer jornalismo sério mas acabou só sobrando uma vaga de crítico para escrever umas linhas no jornal? Tem aquela velha teoria de que eles são músicos frustrados... mistério!

Eu tenho que confessar que tem um jornal que eu sempre me irrito com as críticas, não porque elas vão contra o meu gosto, mas porque as críticas (de vários autores) são escritas de maneiras tão arrogantes e pretensiosas que parece que eles são o donos da verdade. É lógico que em uma crítica, é preciso expressar uma opinião, mas tem diversas maneiras de dizer o que você pensa. É preciso respeitar os leitores e ter consciência de que muitas pessoas gostam do artista ou do álbum. Não se pode simplesmente dizer: "Isto é um lixo!". Lógico que eles usam outras palavras, mas no fundo é isso que eles querem dizer. O contrário também acontece, às vezes o crítico se encanta com uma obra e fala mil maravilhas sobre ela: "É o melhor álbum do ano!!"(sendo que a resenha foi feita em Janeiro) ou "É a melhor música dos últimos 10 anos!". Ora, se eu quisesse ouvir uma opinião totalmente subjetiva, emocional e infundada seria melhor eu ir tomar uma cerveja com meus amigos num botequim e ficar discutindo sobre nossos gostos musiciais.

Evidentemente que é impossível separar o subjetivo e o emocional de uma crítica. Não existe uma crítica totalmente objetiva e imparcial. Como a música é por si só uma forma de expressão subjetiva, é impossível julgá-la de uma forma totalmente racional. Porém, não é necessário ofender ninguém e nem dizer que aquela banda que acabou de gravar o primeiro álbum vai salvar o rock e que ela é a melhor banda do mundo.

Eu já li muitas críticas excelentes, principalmente em sites da Internet e em algumas revistas importadas. Muitas delas eu discordei, mas pelo menos o autor mostrou conhecimento, escreveu de maneira inteligente e se utilizou de argumentos bem fundados. Infelizmente, vejo pouco disso aqui no Brasil.
Um outro motivo pela qual os leitores não se devem influeciar muito pelas críticas, é que muitas vezes o álbum não pode ser avaliado após algumas aduições. Às vezes é necessário ouvir 5,10,20, enfim, muitas vezes para que realmente possa se avaliar justamente. E às vezes depende do momento da vida em que se escuta o álbum. Você pode escutar um CD hoje, achar péssimo e depois de um ano, escutar de novo e achar o máximo.

Enfim, são muitos fatores que influenciam a crítica de um álbum. Minha dica é: nunca confie totalmente numa crítica. Procure na internet, jornais, revistas, etc... diversas críticas do CD que você quer comprar (ou já comprou). Elas podem servir como referências, mas nunca como verdades universais. Cada um tem a sua opnião e a sua pode ser diferente de todas!

2 comentários:

LucasBarauna disse...

O melhor mesmo,eu acho,pelo menos é olhar no Wikipedia
Lá têm uma compilação das críticas dos álbuns e daí pelo menos uma idéia formada você pode ler...
Tipo,se o álbum for ruim,ele vai ter uma série de críticas ruins,se for bom,vai ter várias críticas boas...
Ah,sobre o seu texto,Juliano:
Muito bom...
Mas vê se da próxima vez escreve algo novo...!
Mas,valeu!

Aline disse...

Como críticos musicais frustrados, aqui fazemos nossa parte! Pessoalmente, considero muito mais avaliações de apaixonados com nós do que as frias avaliações dos "experts" das revistas e sites de crítica. Onde mais encontrar alguém que já tenha ouvido quase diariamente, ao longo de mais de uma década, o mesmo álbum de uma certa banda irlandesa?

Obrigada pela participação, Juliano. Pode postar à vontade, originais ou requentes...