sábado, 8 de setembro de 2007

Zoo TV: além dos zoo dólares e das botas douradas

Por que a Zoo TV é melhor? Apesar da resposta parecer meio evidente, a cada vez que assisto o DVD tenho impressões diferentes, assim como dia desses alguém falou aqui na comu. É uma turnê complexa, um espetáculo com um sentido e um recado a ser passado.

Assim como musicalmente Achtung Baby representa uma virada em relação a sonoridade dos anos 80, a ZooTV é a prova definitiva de que eles não são mais a mesma banda que levantava bandeiras enquanto cantava "how long I must sing this song". Eles trazem nova proposta, que deixa pra trás o discurso pacifista politicamente correto, substituindo-o pela crítica à mídia e à sociedade de consumo. Nos Zoo dólares que explodem do céu, na canção favorita de Lênin, no casaco reluzente de Mr. Macphisto ou na repetição exaustiva dos refrões publicitários está implícito o questionamento que o quarteto faz ao impasse atual da modernidade, com suas promessas e superficialidades.

Mas penso que por trás desse discurso irônico e questionador, a banda demonstra algo além. Zoo TV é um espetáculo saturado de sentidos, ambiguidades, desajustes, que usa as ferramentas da mídia pra criticar seus próprios postulados. Contudo, a mensagem que eles passam em seu setlist é uma mensagem de sentimento, de humanidade, de amor. Bono nunca pareceu tão emocional em nenhuma outra turnê; a função dos alteregos não é a de mascarar, mas a de transparecer esses sentimentos indo muito além da mera performance de um líder de banda de rock, mas trazendo a postura de um ator e suas metáforas em palco.

Ao contrário do que muitos disseram aqui, a postura extremamente sisuda dos outros integrantes da banda não representa que Bono quisesse eclipsar os demais (o que não raro acaba sempre acontecendo), mas a prova de que os U2 continuavam se levando muito a sério. Deixando para Bono essa função mais "performática", Edge e Cia. ficam livres para legitimarem sua competência enquanto músicos e incrementar suas execuções. Prova disso é a belíssima interpretação ao vivo de Love is Blindness no final de ZooTV Sydney, em que Edge encarna a melhor tradição guitarrística com um solo estremecedor.

Destaque especial para a voz de Bono, em sua melhor forma, executando covers inspiradíssimos ao lado das canções de Achtung Baby e Zooropa. Como não render-se às interpretações de I can't help falling in love e de Satellite of Love? Vestido de Mc Phisto, Bono encarna a tradição de crooner à moda antiga, seguindo os passos de ninguém menos que Elvis e Sinatra.

Pieguice? Até pode ser... Mas ninguém consegue expressar tanta emoção com tanta competência...

Um comentário:

LucasBarauna disse...

Pô Aline..até gosto dos seus textos..mas esse Blog tá muito parado!
Ninguém posta nada...
Assim não dá!